Lançamento do site: “Saudações a quem tem coragem!”

Casa da Frida

Confira abaixo uma pequena parte do discurso de Emanuela Barros, em 29 de abril de 2024, dia em que ocorreu o relançamento deste site.

Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.

Mas eu nunca sonhei sozinha, tudo que fiz e faço é de forma coletiva, a luta é coletiva, nossa força é coletiva, isso vale para minha família, Ara, Lu Heleninha, mãe que são a minha base,  para meus amigos aqui presentes e agora ara esse novo desafio do qual eu conto com cada um aqui presente.

Desde menina sempre questionei os padrões impostos pela sociedade pois não entendia por que nos mulheres tínhamos que ser tratadas com menos direitos ou subjugadas a uma condição inferior.

Como mulher sofri privações e preconceitos, muito jovem já experimentei o medo de ser violada. Porque toda desigualdade se traduz em violências e injustiças.

Escolhi o Direito para lutar contra tudo isso e passei a ser uma militante da causa da mulher. Pela minha militância no movimento feminista fui convidada para trabalhar como advogada no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Sorocaba, naquela época início de 2002 o conselho exercia a função do Centro de Referência da Mulher (CEREM) e eu ainda jovem me vi absorta pela problemática da violência doméstica. A dor daquelas mulheres em seus corpos machucados me fez ainda mais militante, o feminismo daí para frente era uma necessidade.

Da experiência do Conselho da Mulher chequei até o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) onde atuava como advogada dando atendimento jurídico-social, presenciei ali todos os tipos de violência, principalmente a violência sexual de crianças e adoentes, e percebi que as meninas eram as principais vítimas da violência sexual.

Diante daquela realidade entendi que precisava oferecer um trabalho especializado na defesa da mulher. Tenho muito orgulho em poder afirmar que meu escritório é pioneiro em oferecer esse serviço.  Em 2014 junto com uma colega de faculdade e profissão abrimos um escritório especializado na causa da mulher e composto por mulheres cis trans e LGBTS, uma das   primeiras bancas de advocacia femininas do país como destacou a revista isto é dinheiro. A formação de escritórios de advocacia femininos possibilita muito mais do que um progresso profissional, mas também uma forma de buscar igualdade de importância em uma classe que ainda é muito machista.

Acredito que muito ainda precisa ser feito para vencermos as enormes desiguales existentes entre os homens e mulheres, mas só a luta árdua, a defesa das mulheres, a promoção de políticas públicas efetivas e a educação podem transformar a dura realidade da desigualdade de gênero que ainda assola Sorocaba e o restante do país.

E foi com essa intenção que assumi a presidência do conselho da mulher em 2018, acreditando ser possível a transformação e foi também com esse sonho de igualdade que criei e eduquei as minhas filhas, Helena e Luisa e que agora assumo a responsabilidade de concorrer como pré candidata a uma vaga de vereadora a câmara municipal de Sorocaba com o objetivo de promover ações que visem a igualdade de oportunidades para homens e mulheres, uma sociedade, mais justa igualitária.

Sou uma mulher de luta, nenhum título ou classificação me definem mais que isso. Com o mesmo amor que me dediquei, aos estudos ao trabalho e a minha família abracei a Afissore porque foi ela que reconstruiu o sorriso da minha filha Helena.  E por isso há vinte e cinco anos tenho juntado motivos para sorrir.

Foi na Afissore que descobri que além de advogada, mãe, militante arteira eu podia ser uma boa gestora publica e com a bagagem que a vida me trouxe e a revolta do golpe 16 da presidenta Dilma abracei também a política, pois acredito que as mulheres devem ocupar todos os espaços de poder.

Se eleita quero atuar em 4 eixos fundamentais: MULHERES; TERCEIRO SETOR; CULTURA E MORADIA DIGNA. Porque essas foram as minhas lutas por toda a minha vida.

Por fim deixo aqui um trecho de uma carta do meu pai escreveu, mas que só tive acesso após a partida dele.

Meu nome é Itamar de almeida Barros, sou advogado profissão eu exerço há mais de 40 anos sou pai de Emanuela Oliveira de Almeida Barros. A minha filha, MANU BARROS é candidata a vereadora nas próximas eleições…. Pois se Manu Barros sem qualquer mandato já fez muito por Sorocaba, como vereadora fará muito mais e com mais legitimidade política!… Convido a todos que exerçam o direito cívico do voto, e elejam Manu Barros, a vereadora que a cidade e o povo Sorocabano merecem! …

Obrigada Pai, obrigada pessoal…. vamos juntos com muita amor e coragem!