A cultura desempenha um papel essencial no desenvolvimento social, econômico e humano de qualquer comunidade. Nas políticas públicas, ela não só preserva a identidade e a memória coletiva, mas também promove a inclusão, o bem-estar e o fortalecimento da cidadania. Nesse cenário, o papel dos vereadores é essencial, pois são eles que estão mais próximos das demandas locais e podem atuar como intermediários entre a população e o poder público.
Ao propor e apoiar leis e projetos voltados para a valorização cultural, a Câmara Municipal contribui diretamente para a criação de espaços de expressão, diversidade e inovação, reforçando a importância da cultura como um pilar do desenvolvimento municipal. Neste sentido Manu Barros é uma força, por conta de sua participação constante na cena cultural da cidade e também por seu apoio junto aos trabalhadores culturais de Sorocaba.
A Cultura na vida de Manu Barros
A pauta da Cultura esteve presente durante toda a vida de Manu Barros, desde a infância, quando decidiu ter um circo no quintal. Ela sempre foi apaixonada por cinema, livros, música e, na adolescência, frequentou shows no “De Olho no Som”, se encantando pela cena punk da cidade e colecionando vinis. Ao crescer, escolheu ser advogada, mas se manteve próxima dos movimentos culturais e eventos, seja advogando para bares, seja acompanhando amigos e amigas artistas e as bandas que ama.
Manu Barros acredita no poder transformador da arte, seus amigos e familiares mostram diariamente o quanto a Cultura é fundamental para a existência humana, impactando diretamente na saúde física e mental, bem como na qualidade de vida, de forma geral.
O incentivo à Cultura deve vir de diversos lugares. Na pandemia, por exemplo, a arte salvou muitos de nós. A gente precisa entender que a arte e o entretenimento gera riqueza, gera benefícios, desenvolve a cultura local. Traz um bem estar, principalmente para a saúde mental de muita gente. Então, com certeza uma área que eu quero trabalhar, investir e colocar muito esforço é nessa área. – Manu Barros
Acessar a Cultura é um direito de todos!
Sorocaba sempre foi conhecida pela noite, pelo entretenimento, pelos bares e principalmente pela cultura musical. É preciso destacar que o entretenimento é a terceira economia do estado, gerando renda e trabalho no município. Então, investir mais na cultura sorocabana é uma urgência, pois a cidade carece de maior efetivação de suas políticas públicas para o setor.
Outro ponto importante para a Cultura está relacionada ao uso, conservação e manutenção dos espaços de cultura. Lugares como Barracão Cultural, Casarão Brigadeiro Tobias, Teatro Municipal, Oficina Cultural Grande Otelo e outros próprios municipais estão hoje sem uso, muitos sem restauro e outros ainda abandonados, o que prejudica muito quem quer fazer a Cultura acontecer, bem como aqueles que querem consumir a cultura da cidade.
Uma das principais bandeiras de Manu Barros é lutar para que todos e todas tenham acesso à Cultura e possam desenvolver suas potencialidades, entendendo que fortalecer projetos e iniciativas culturais não é apenas de interesse da classe artística, mas de toda a sociedade e um dever do município.
Manu Barros quer lutar para que Sorocaba possa ser reconhecida por seu investimento na área e que seja uma cidade que construa seu Plano Municipal de Cultura e toda sua política cultural em diálogo com os munícipes e com os trabalhadores e trabalhadoras envolvidos.
O Plano Municipal de Cultura que nunca foi colocado em prática
Sorocaba tem um Plano Municipal de Cultura desde 2016. Construído a muitas mãos com a massa cultural sorocabana. O Plano estabelece metas e prazos para a definição de políticas públicas no município. Porém, este Plano nunca foi implementado por falta de vontade política.
A Câmara Municipal tem a obrigação de cobrar do Executivo a implementação do Plano Municipal de Cultura e garantir que suas metas sejam cumpridas, nos prazos estabelecidos em lei. Por isso, Manu Barros está ao lado dos produtores culturais e artistas da nossa cidade que vivem em constante luta e também perseverança em relação às melhorias e investimentos da cidade relacionados à Cultura.
Segundo o produtor cultural Tiago Oliveira, “ao longo dos últimos meses, com toda nossa mobilização, tivemos muitas vitórias como artistas/produtores e nenhum respaldo ou mesmo interesse dos 17 vereadores da base do governo (sobretudo os 3 membros da Comissão de Cultura da Câmara). Inclusive na última LDO, todos eles votaram pela diminuição do orçamento da Secult, não apenas contrariando, como descumprindo escancaradamente o Plano Municipal de Cultura. E por isso reafirmo que, mais do que apenas ouvir, devemos cobrar que as candidaturas estejam à altura das demandas culturais de uma cidade com 760 mil pessoas. ”
Os agitadores culturais de Sorocaba vivem em constante luta e também na perseverança em relação às melhorias e investimentos da cidade relacionados à Cultura. E eles estão mais do que certos em suas mobilizações e cobranças para garantir que leis e projetos sejam postos em práticas com qualidade.
Por isso, no dia 06 de outubro, vote Manu Barros 13180 para vereadora. ❤
Por Sorocaba com amor e coragem!!!