A pauta dos Direitos da Mulher e a prevenção e combate a todas as formas de violência de gênero são algumas das principais bandeiras defendidas por Manu Barros, advogada com 25 anos de experiência na área. Ela já atuou na defesa de inúmeras mulheres, tendo, inclusive, ocupado cargos importantes como a presidência do Conselho da Mulher e advogada no CEREM (Centro de Referência da Mulher).
Apesar de Sorocaba contar com uma rede de serviços voltados para o atendimento de mulheres, como o próprio CEREM, a Delegacia da Mulher, que opera 24 horas, e a Casa Abrigo, ainda existem lacunas significativas no atendimento e na prevenção da violência. A falta de uma melhor integração entre esses serviços e a necessidade de maiores investimentos contribuem para o aumento dos casos, como os 16% de crescimento nos registros de estupro nos cinco primeiros meses de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Recentemente, Débora, uma moradora da cidade, relatou sua rotina, que inclui a ausência de iluminação no trajeto para o transporte público, o que agrava a sensação de insegurança vivida por ela e tantas outras mulheres em Sorocaba.
Ouvir as demandas da população é um dos principais deveres de um vereador ou vereadora. Com o apoio da comunidade, Manu espera, a partir do próximo ano, poder ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, onde pretende defender os direitos das mulheres, da população LGBTQIAPN+, das pessoas com deficiência (PCD), além de pautas voltadas à Cultura e ao Terceiro Setor.
Por uma Sorocaba melhor, com amor e coragem!