
Recentemente estive em Brasília lutando, através da ajuda do mandato da deputada federal Juliana Cardoso, do PT, para que Sorocaba receba uma unidade da Casa da Mulher Brasileira.
No ano passado, o Governo Federal anunciou a implantação de 40 novas unidades da Casa da Mulher Brasileira em todo o país. Para recebê-las, os municípios teriam que manifestar o interesse e celebrar convênio para a instalação do equipamento no município. O que não aconteceu em Sorocaba, mesmo após realização de Audiência Pública e manifestação de diversos movimentos de mulheres da cidade.
A Casa da Mulher Brasileira é um dos eixos do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, do Ministério das Mulheres, e traz, no mesmo espaço, serviços especializados de atendimento aos mais diversos tipos de violência, como acolhimento, triagem, apoio psicossocial, Delegacia de Defesa da Mulher, Juizado Especial, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção e autonomia econômica, brinquedoteca e cuidado das crianças, alojamento de passagem e central de transportes.
Um espaço que centraliza e facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.
Somente em 2024, os casos de feminicídios aumentaram 37,5% em Sorocaba, segundo dados da plataforma SPVida da Secretaria de Segurança Pública. Aline Moura, a última vítima registrada no nosso município, queixou-se em grupos de whatsapp da demora no atendimento na DDM e da falta de apoio quando seu assassino quebrou a medida protetiva que ela tinha contra ele.
Na Casa da Mulher Brasileira talvez Aline (e tantas outras) tivesse encontrado o atendimento digno que precisava e merecia, e talvez o desfecho do seu caso tivesse sido outro.
Com a ajuda da deputada federal Juliana Cardoso conseguimos a indicação no Congresso Nacional para que Sorocaba seja uma das cidades contempladas com uma unidade da Casa da Mulher Brasileira.
Essa foi a nossa primeira vitória de uma árdua batalha, que é de todas e todos que lutam por dignidade e respeito no tratamento das mulheres vítimas de todos os tipos de violência.
Com a indicação da deputada e a reunião que tivemos no Ministério das Mulheres, esse sonho está mais próximo. Mas ainda é preciso apoio do Estado de SP e, principalmente, do aceite da Prefeitura de Sorocaba.
Quem vem com a gente lutar por esse sonho???
Assine a nossa petição e nos ajude a pressionar a Prefeitura de Sorocaba a aceitar esse importante equipamento para a nossa cidade e região!
Porque quando as mulheres se unem, elas mudam o mundo!!!
ASSINE nossa PETIÇÃO e nos ajude a trazer a CASA DA MULHER BRASILEIRA para Sorocaba!