Quando o assunto é AFISSORE, Manu Barros diz que se trata de sua menina dos olhos! É um caso de amor e de luta que iniciou quando sua filha Helena nasceu fissurada. A instituição recebeu Manu e Helena com muito amor e trabalho sério. E assim, desde 1999, Manu esteve presente no projeto AFISSORE. Primeiro como mãe de uma criança fissurada e depois como voluntária até se tornar hoje presidente de honra da organização.
Setembro será um mês especial para a AFISSORE e, consequentemente, para a Manu, pois no dia 14 de setembro acontecerá o Baile da Afissore em comemoração aos 35 anos da instituição. Emanuela Barros estará lá junto de sua família para celebrar todas as conquistas e também os projetos futuros que virão!
Ainda em setembro ocorrerá uma Sessão Solene na Câmara de Vereadores de Sorocaba, com participação da equipe e também de pacientes para fortalecer e comemorar as 35 primaveras da AFISSORE.
Baile da AFISSORE
No dia 14 de setembro às 19h00, a AFISSORE – Associação dos Fissurados Labiopalatais de Sorocaba e Região, celebra seus 35 anos no Ipanema Clube, Rua Sete de Setembro nº 700 no centro de Sorocaba. Animada pela banda Paraphernalia e o Dj Aramar, a festa vai contar com welcome drinks e entradas com mesa de frios, patês, mousses, jantar, saladas, sobremesas, bebidas à vontade e bartender.

Conheça mais sobre a AFISSORE
Sobre a Fissura Labiopalatina
Segundo estimativas médicas, no Brasil, há uma criança com fissura labiopalatina para cada 650 nascidas. A questão da anomalia craniofacial tem urgência de atendimento, pois a demora em dar assistência pode agravar sequelas e impedir a reabilitação. O ideal é que os cuidados tenham início já durante a gestação da mãe da criança que irá nascer com a malformação, orientando-a, prestando esclarecimentos e oferecendo apoio psicológico à família. A devida atenção ao bebê recém-nascido também contribui para reduzir a taxa de mortalidade infantil entre essas crianças.
O não tratamento, por sua vez, pode desencadear problemas como desnutrição, alterações importantes na dentição, déficit no desenvolvimento da fala, infecção crônica ou possível perda da audição, alteração na aparência facial e transtornos emocionais, além de dificuldades de aprendizagem e de socialização. Por isso, o tratamento precoce e amplo entre as especialidades envolvidas é tão relevante.
A detecção e o encaminhamento podem e devem ser feitos durante o pré-natal da gestante ou logo após o nascimento da criança.
História da AFISSORE
Em 1977 teve início o conceito do que viria a se tornar a Afissore – Associação dos Fissurados Labiopalatais de Sorocaba e Região, quando uma mãe, dona Eneida Fernandes Moreno, que levava seu filho natural de Sorocaba/SP para realizar tratamentos nessa área, no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais em Bauru/SP, se viu com a tarefa de coordenar outros pacientes da cidade que também passavam por esses tratamentos.
A AFISSORE desde 17 de setembro de 1989, recebe fissurados e seus familiares de forma gratuita, prestando um atendimento multidisciplinar, em áreas, como fonoaudiologia, psicologia, odontologia, serviço social, entre outras.
Para Manu Barros, foi o ano em que sua primeira filha nasceu, em 1999, que essa história começou. Helena, que precisou da AFISSORE e foi recebida com muito amor e trabalho sério, fez Manu se engajar nesse projeto social tão intenso e acolhedor. Ela foi presidenta da associação que, em parceria com hospitais da região, já colocou o sorriso na boca de mais de mil pessoas!

OBJETIVO DA AFISSORE
O objetivo da AFISSORE é também trabalhar a autoestima do paciente, proporcionando-lhe saúde e bem-estar. A reabilitação dos assistidos exige um tratamento longo e complexo. Por isso, a associação trabalha com um atendimento humanizado que visa a reabilitação plena dos pacientes e sua inserção na sociedade de forma completa.
ATENDIMENTO EM OUTRAS REGIÕES
Pelo trabalho realizado, há décadas, a AFISSORE se tornou uma referência no tratamento e suporte oferecido a pacientes com fissura labiopalatina, em seus mais diversos graus de complexidade, sejam eles de Sorocaba ou de outras cidades da região.
EQUIPE DA AFISSORE
A equipe da AFISSORE conta hoje com 12 profissionais contratados CLT, (divididos entre o convênio para atendimento especializado em fissura lábio palatina com a Secretaria de Saúde de Sorocaba, Projeto Sorrir Sempre Faz Bem em parceria com o CMDCA, Projeto Sorrir Faz Bem em parceria com a Secretaria de Saúde de Sorocaba e o Projeto “Dança Comigo” em parceria com a SECID), além de vários profissionais da saúde atuando voluntariamente, a exemplo de dentistas e médicos que atuam tanto na sede da entidade como em seus consultórios particulares. A entidade também recebe a ajuda de voluntários para executar demais serviços e trabalhar em seus eventos beneficentes, o que arrecada parte substancial de seus recursos.